Janeiro Branco

O Janeiro Branco foi iniciado em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, com o objetivo de disseminar informações e dados sobre a saúde mental, através do engajamento de voluntários de todo o Brasil.

Ele é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.

Tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições.

O primeiro mês do ano foi escolhido por termos simbólicos e culturais, pois nesse período as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Conforme estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil.

A saúde mental também causa reflexos no desenvolvimento econômico, sendo a segunda causa de afastamento laboral, gerando ainda grande estigma pessoal de incapacidade.

Esses dados demonstram a relevância de se ampliar o debate e as estratégias para o enfrentamento desse panorama.

Por isso, a promoção desta campanha visa gerar conscientização, combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indivíduos e inspirar autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas do mundo todo.

Em 2023, o tema do Movimento Janeiro Branco não poderia ser outro: A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

Quem Cuida Da Mente, Cuida Da Vida!

Fonte: https://janeirobranco.com.br/ ; https://www.ans.gov.br/

beeIT, soluções inovadoras para Sistemas de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *