Dia Mundial do Doador de Sangue

Salve Vidas!

Doe Sangue

Hoje, 14 de Junho, é o dia Mundial do Doador de Sangue. Essa data foi criada com o objetivo de homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os nãos doadores sobre a importância deste ato.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu esse dia para homenagear o nascimento do imunologista austríaco que descobriu o fator RH e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos, Karl Landsteiner

No Brasil, conforme a campanha #PartiuDoarSangue, apenas 1,8% da população se dispõe a doar sangue, enquanto o ideal seriam 5%. Globalmente, 42% do sangue é coletado em países de alta renda, os quais abrigam somente 16% da população mundial. Porém, no Brasil, felizmente, esse cenário está mudando, graças às sucessivas campanhas de esclarecimento, para que o número de doadores de sangue em todo o país aumente.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes, podendo assim, beneficiar vários pacientes com apenas uma coleta. Por isso, ter um sangue seguro é essencial para tratamentos e intervenções urgentes.

Pelo nosso sangue ser insubstituível e não ser produzido artificialmente, a doação de sangue é responsável por salvar milhares de vidas. Somos a única fonte de matéria prima para uma transfusão.

Conforme o Hemocentro do Rio Grande do Sul, para ser doador é preciso:

Seja doador. Cada gota é uma atitude de esperança.

Agende sua doação no Hemocentro mais próximo.

Fonte: Fundação Hemocentro de Brasília, World Health Organization, Calendarr.com, Saude.rs.gov.br

Leia mais em nossas Redes Sociais.

beeIT, soluções inovadoras para Sistemas de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *